Auxiliar de enfermagem x Técnico de enfermagem: quais são as diferenças?

auxiliar e técnico de enfermagem diferenças

O que é um Auxiliar de Enfermagem?

O Auxiliar de Enfermagem é um profissional que trabalha em unidades ambulatoriais e é responsável por realizar procedimentos mais simples.

O curso para se tornar um auxiliar é mais curto, com duração média de um ano, e as atividades são realizadas em diferentes ambientes de saúde, sob a supervisão de um enfermeiro.

O que é um Técnico em Enfermagem?

O técnico em enfermagem é um profissional que possui um certificado de curso técnico com duração média de dois anos, com capacitação para realizar cuidados e procedimentos em pacientes que se encontram em quadros de média e alta complexidade.

Esse profissional atua em diversas áreas da saúde, como pré e pós-operatório, unidades de tratamento intensivo, clínica médica e em casos mais graves, exigindo do técnico em enfermagem um conhecimento mais aprofundado e uma habilidade maior para lidar com situações de emergência.

Quais as diferenças entre um auxiliar e um técnico em enfermagem?

Uma das principais diferenças é o grau de escolaridade exigido para cada profissão.
O curso para se tornar um auxiliar de enfermagem é mais curto e tem duração média de menos de um ano, enquanto o curso técnico em enfermagem dura em média dois anos, exigindo um conhecimento mais completo para lidar com atividades de maior complexidade.

Outra diferença é o tipo de cuidado prestado.

O auxiliar trabalha em setores com pacientes que necessitam de cuidados de baixa complexidade, enquanto o técnico em enfermagem é capacitado para realizar procedimentos práticos em pacientes de média e alta complexidade.

O salário também é uma questão que diferencia as duas profissões, com média salarial de R$ 1.901,57 para auxiliares e R$ 2.062,64 para técnicos em enfermagem.

Apesar das diferenças, tanto o auxiliar quanto o técnico em enfermagem têm o mesmo objetivo: proporcionar bem-estar aos pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde.

Quais as vantagens da educação técnica na área de enfermagem?

Teoria e prática juntas

O curso técnico em enfermagem aposta na teoria e na prática para formar profissionais capacitados. Isso significa que, além de ensinar as bases teóricas, o curso também inclui atividades práticas que caminham juntas com o processo de aprendizado.

Essa abordagem permite que o aluno tenha uma compreensão mais profunda dos conceitos teóricos, aplicando-os na prática e, assim, desenvolvendo as habilidades necessárias para atuar na área da enfermagem.

Empregabilidade rápida

Com a alta demanda na área da saúde, os profissionais da enfermagem têm uma rápida empregabilidade.

Além disso, o campo de atuação é amplo, permitindo que ao finalizar o curso, o estudante possa atuar em diversas áreas, como hospitais, clínicas especializadas, consultórios, laboratórios, postos de saúde, empresas privadas, atendimento domiciliar, entre outras.

Custo acessível

Realizar o curso Técnico em Enfermagem apresenta um custo acessível e um ótimo custo-benefício.

Comparado com a graduação, o investimento é mais acessível e ajuda o aluno a se inserir no mercado de trabalho de maneira mais rápida.

Agora que você já sabe as diferenças entre os profissionais de auxiliar e técnico em enfermagem, e como se inserir no mercado de trabalho, fica mais fácil escolher a profissão que mais se adapta aos seus objetivos profissionais e dar o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.

Mas, caso você ainda tenha dúvidas, queremos te ajudar. Veja nosso curso e entre em contato conosco para trilharmos o caminho do sucesso juntos! Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!